2leep.com

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caldinho / creme de inhame com torresmo

    Geralmente quando vai chegando o final de semana eu procuro fazer algo que não peça feijão para fazer comida fresquinha no domingo... Então eu estava pronta para fazer uma macarronada, mas o maridão chegou com uma ideia melhor em casa: caldinho de inhame com torresmo


Nesse frio de Petrô, o delíciaaaaaaaaaaaaaaaaa...
fumaçando...
O que comprar:
  • 1 bandejinha de torresmos
  • 5 a 6 inhames médios lavados e descascados
  • alho a gosto
  • meia cebola
  • salsa, cebolinha ou coentro a gosto
  • meio gomo de linguiça calabresa cortada em cubinhos
  • cubinhos de bacon a gosto
  • sazõn / cubinho de caldo de sua preferência
Colocando o caldo para ferver:

   Corte o inhame em pedaços médios e coloque na panela de pressão com o cubo de caldo e um pouco de sal, eu prefiro os caldos de carne, costela ou picanha que dão um gostinho mais acentuada, como ontem eu só tinha o de galinha foi ele mesmo...Deixe cozinhar por 15min após a pressão.
   Depois de cozido reserve a água e coloque o inhame no liquidificador com um pouco da água do cozimento, a cebola, a salsa, cebolinha e coentro. Bata e vá acrescentando a água até ficar no ponto cremoso, se quiser caldo é só acrescentar mais água. Volte para a panela, refogue o bacon e o alho até ficarem bem douradinhos, acrescente a linguiça e mexa até dar uma fritadinha acrescente o creme mexa e prove o sal, se gostar pode colocar um sache de sazõn. E voilà!


Torresmo: Meu marido que faz o torresmo, ele diz que não tem muito segredo não, salgue o torresmoe reserve por alguns minutos, coloque um pouco de óleo (o torresmo solta gordura)  em uma panela funda, dê uma pré-fritada e coloque na geladeira, depois de geladinhos frite novamente e voilà! (Guarde a gordura da fritura do torresmo, é ótima para refogar arroz)

com mini-torradinhas para acompanhar...
Meu marido gosta com arroz, vai entender!


Um comentário:

  1. Sempre que eu fizer a receita do post e achar uma maneira melhor de fazer ou acrescentar algo, vou deixar um comentário... Então esses dias fiz novamente o caldo e pensei já que vou usar o liquidificador mesmo, porquê não bater o alho e a cebola nele, foi o que fiz, bem mais prático e ficou até mais gostoso... Bata a cebola e o alho juntos com um pouquinho de azeite até virar uma pastinha, refogue e depois jogue o inhame batido, mais fácil e fica uma delícia. (na hora de bater o inhame nem precisa lavar o liquidificador, que estará sujinho de alho e cebola)

    ResponderExcluir

× Fique a vontade para comentar, mas seja sempre educado (a)!
× Em caso de dúvidas, deixe aqui sua pergunta.
× Comentários irrelevantes não serão aceitos.
× Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Postagens recentes: