2leep.com

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pernil e feijão do maridão com arroz e farofa

    Domingão foi dia do maridão ir para cozinha, é isso aí o maridão também cozinha, e maravilhosamente bem! 
     Ele fez a sua especialidade pernil assado, não quis me revelar a receita direito, diz que é de família, só sei que ele faz um tempero no liquidificador com alho, cebola, limão, caldo "knnor" e deixa o pernil marinando nessa mistura uns 2 dias antes de ir para o forno... Ele diz que não é o que você coloca e sim como se faz.... rs rs rs
     Só sei que o resultado fica maravilhoso assim:

 Ah, as batatinhas eu vi que ele descascou e jogou no molhinho também antes de colocar na assadeira

"closer" no pernil

   O feijão também foi ele que fez, eu adoro fazer feijão, acho que já fiz de todos os tipos e cores que encontrei no mercado, mas o tradicional que é o preto não tem jeito só fica bom na hora, já o do meu marido é igual vinho, quando passa o dia parece que fica mais gostoso, ele diz que o segredo e torrar bem o alho e colocar a cebola ralada sem a água dela, eu já tentei, mas não fica igual!

Fiquei devendo as fotos do pernil marinado, meu marido fez de novo e dessa vez eu registrei: (post editado dia 10/08/11)

 Tem que ser assim! Bastante tempero...

Não esqueça das batatinhas!

    Bem, vamos então para minha parte: o arroz e a farofa. 

   Uma amiga do colégio me ligou no domingo dizendo que vai casar e não sabe cozinhar nem o trivial arroz e feijão, então, eis aqui o passo a  passo do meu arroz:

O que vamos precisar:
  • 1 peneira de arroz lavado e seco
  • 3 dentes de alho ralados ou picadinhos
  • sal a gosto
  • coentro (pedacinho)
Colocando a mão na massa:

Lave o arroz  para retirar o excesso de amido, tem arroz que vem dizendo que já é lavado, mas eu não confio muito não... Gosto de pôr um paninho em baixo para secar mais rápido

eu gosto de socar o alho com o socador

 refogue os dentes de alho eu gosto de usar a banha do torresmo pra refogar, mas pode ser usado óleo ou azeite

 jogue o arroz já seco, o sal e  refogue bem, se gostar pode acrescentar cenoura picadinha, lentilhas, ervilhas...

cubra com água quente sem afogar o arroz, prove o sal e coloque um pedacinho de coentro inteiro para dar um gostinho

fique de olho para a água não secar e queimar o arroz 

verifique com um garfo se a água secou completamente e prove se o arroz está cozidinho, senão acrescente mais água, se só estiver um pouquinho durinho só tampe que o vapor será suficiente para terminar de cozinhar

Agora a farofa, tenho uma dica ótima e prática, lembra do pernil maravilhoso? 
É... mais lavar aquela travessa todo suja depois não é tão maravilhoso assim... rs rs 

Então aí vem a dica gordurosa:
Passe o pernil para uma outra travessa, leve a travessa com a gordura (não tem só gordura, o tempero também fica todo na assadeira)a fogo médio para derreter um pouquinho, aliás essa travessa de ferro fundido é maravilhosa, dei um "tapa" na da minha sogra, ela trouxe com um pernil que fez no Natal e eu nunca mais devolvi! rs rs

 Acrescente a farinha torrada (aquela pronta)

misture bem raspando o fundo até ela ficar bem douradinha 

 Além de ficar uma delícia,  fica muito mais fácil de lavar a assadeira depois, é só deixar de molho que a farinha solta todinha com a gordura...

E voilà!

A tarde ainda ficou pra fazer um sanduichinho de pernil... ulalá



2 comentários:

  1. Ficou mesmo com uma aparência mto boa, e pelo visto o sabor deve mesmo ficar delicioso.

    Aqui em casa tbm revezamos na cozinha pilotando o fogão, mas eu ainda um aprendiz frente ao que minha esposa cozinha.

    Parabéns pelas dicas e pelos pratos

    ResponderExcluir
  2. Aaah que delíciiiiia ! Eu querooo :P

    ResponderExcluir

× Fique a vontade para comentar, mas seja sempre educado (a)!
× Em caso de dúvidas, deixe aqui sua pergunta.
× Comentários irrelevantes não serão aceitos.
× Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Postagens recentes: