2leep.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bolo de açúcar mascavo trufado com morangos da Tatá

    Mais morango!!! Pois é, vamos comer morango até enjoar e dessa vez eu juntei o útil ao agradável, lembrei do açúcar mascavo que já estava criando teia no meu armário, que minha prima nutricionista me deu quando eu estava grávida para eu adoçar o suco porquê era mais saudável, mas vou dizer uma coisa, com suco não desce não, porque o suco fica escuro e não adoça legal, mas no café, para fazer biscoitos e bolo é uma beleza! Segue então os ingredientes desse bolo diferente:
  • morangos a gosto (aproximadamente 1/2 caixinha)
  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo peneirado
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 1 xícara e 1/2 de leite
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 colheres de fermento
Calda:
  •  morangos a gosto
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de margarina
Colocando a mão na massa:


   Primeiramente separe as claras das gemas, unte, enfarinhe a forma e ligue o forno. Em um recipiente ou batedeira, bata o açúcar mascavo com as claras, junte as gemas o leite e vá acrescentando o trigo aos poucos, adicione o óleo e quando estiver tudo bem misturadinho e a massa homogênea acrescente o fermento.


       Coloque a massa na forma e alguns morangos fatiados (os bem miudinhos deixei inteiros) por cima da massa, todo bolo que eu faço eu só costumo abrir o forno após 30min daí pra frente eu vou olhando até ele ficar douradinho, por via das dúvidas espete com um garfo se sair limpinho é que já ta bom!


Olha como ficou, fofinho, bonito e os morangos descem e ficam trufados na massa

 E como eu não forrei a forma de morango como no bolo de dois, ela ficou bem lisinha

 Eu preferi deixar com o lado dos morangos para cima

Calda: A calda é a mesma do bolo de morango trufado, mas adicionei 2 colheres de sopa de água, porque queria o efeito de um bolo molhadinho e menos doce

 faça uns furinhos com uma faca no bolo para a calda penetrar, molhar a massa e voilà!

 Parece de chocolate com morango né, mas ficou assim com essa corzinha por causa do açúcar mascavo

 Olha o moranguinho trufadinho aí! Ficou super levinho e gostoso...

 E aí que tal um pedaço?

Atenção: Tenho que confessar  esse bolo e um outro de chocolate que vou postar estou com dúvida na quantidade de leite que coloquei, porque faço a maioria dos meus bolos de cabeça e como demorei a postar ele to meio "encafifada", mas fica a dica: se a massa estiver bonita o bolo também vai ficar! Ela tem que ficar brilhosa, cremosa e homogênea, caso você ache que está muito grossa acrescente um pouco mais de leite... E podem ficar tranquilos que eu to anotando agora! rs rs

2 comentários:

× Fique a vontade para comentar, mas seja sempre educado (a)!
× Em caso de dúvidas, deixe aqui sua pergunta.
× Comentários irrelevantes não serão aceitos.
× Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Postagens recentes: