quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Combinações para a comidinha do seu bebê!

   
Antes de iniciar esse post, gostaria de salientar a todos a importância da amamentação, meu filho tem sete meses agora, mamou exclusivamente no peito até o final dos cinco, a partir daí iniciamos com a orientação da pediatra frutas amassadinhas (banana, mamão, pêra e maçã), infelizmente meu filho tem alergia a banana... Após os seis meses iniciamos as comidinhas salgadas, aqui abaixo o folheto que ela me deu indicando as comidas e o modo de preparo, achei muito interessante e organizadinho a forma com que a pediatra do meu filhote montou a folhinha:

O mamão tá riscado, porque no começo pensamos que a alergia era a ele, mas era a banana!

Seguindo as orientações dessa lista, fiz as seguintes combinações:

 Aqui tem músculo, cebola, alho, tomate sem pele /semente, inhame, cenoura e agrião, tudo bem picadinho...

    Primeiro refoguei o alho, a cebola, o tomate, a carne, coloquei o resto dos ingredientes, um pouquinho de sal e deixei na pressão por uns 40 min, para a carne e os legumes ficarem bem molinhos e não ter a necessidade de passar no liquidificador...


   Aqui a sopinha depois de pronta é só amassar com o garfo e dar para seu bebê, no começo fiquei meio apreensiva em relação aos pedaços de carne, mas o danado mastiga tudo com a gengiva mesmo!

 chuchu cozidinho e amassadinho com fio de azeite / arroz bem cozidinho e músculo cozido na pressão e refogadinho com alho, cebola e tomate sem casca e semente


 abóbora cozidinha com brócolis / batata cozidinha e amassada com azeite / músculo cozido na pressão com couve e agrião refogado com alho, cebola e tomate


 batatinha baroa cozida /amassadinha com azeite, arroz bem cozidinho / peito de frango cozido na pressão com brócolis e refogado com alho, cebola e tomate / caldinho de feijão carioquinha

 abóbora cozidinha e amassadinha com um fio de azeite, anguzinho (esse só com água, fubá e sal) / peito de frango cozido na pressão com brócolis e refogado com alho, cebola e tomate

 caldinho de feijão refogado só com alho, cebola e sal / chuchu cozidinho e amassadinho com azeite / geminha de ovo caipira cozidinha

arroz com brócolis bem cozidinho / abóbora cozidinha e amassadinha com azeite

Atenção!

Essas são orientações da pediatra do meu filho, é claro que variam de acordo com cada profissional, consulte o pediatra do seu filho antes de seguir essas dicas.

Dicas da Tata!

  • Antes de cozinhar lave bem todos os legumes e verduras.
  • Cozinhe tudo com pouco sal!
  • Cozinhe as carnes, pelo menos por 40min na pressão
  • Faça a comida sempre fresquinha, carboidratos como o arroz e a batata, não devem ser dados no dia seguinte do cozimento, só as carnes que deixo pronta para no máximo dois dias.
  • Esse pratinho da foto é térmico, é ótimo para dias frios, já que o bebê demora um pouco para comer.
  • Não utilize condimentos como pimenta, e temperos prontos (que eu adoro! rs rs)
  • Teste cada alimento sozinho antes de misturar, assim saberá se seu filho tem alergia alimentar à algum alimento específico, como o meu tem a banana!
  • Se notar que ele não gosta de algum alimento, tente misturar com outro. Ex: Meu filho não gosta de mamão, mas eu peneirando e misturando com a laranja lima como um suquinho ele toma tranquilamente.
  • Demore a apresentar o açúcar a seu filho, o meu ainda não conheceu! rs rs


Não force seu filho a comer! Fazendo uma comida com amor e bem gostosinha, você não terá problemas, prove sempre antes de dar para ele, faça uma comida que você também comeria!




     E não se esqueça, o leite materno é insubstituível e tem tudo o que seu bebê precisa até os seis meses, continue amamentando seu filho é bom para ele e para você, meu filho gosta tanto que nunca pegou nem chupeta e mamadeira, a desvantagem é que é um custo para ele dormir, porquê quer ficar mamando a noite toda e eu viro um "chupetão", mas vale a pena! E emagrece, eu já estou até com o peso mais baixo do que quando engravidei do meu filhote! Apoie essa causa!

2 comentários:

  1. Amei suas receitinhas!!
    Andréa - Maringá - PR

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Andréa!
    Em breve eu vou portar mais combinações...

    ResponderExcluir

× Fique a vontade para comentar, mas seja sempre educado (a)!
× Em caso de dúvidas, deixe aqui sua pergunta.
× Comentários irrelevantes não serão aceitos.
× Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Postagens recentes: