2leep.com

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Confeitando cupcakes para batizado e beijinho de coco deliciosos

  Como eu havia dito em outro post, resolvi fazer cupcakes como lembrancinhas do batizado do meu filhote, eu já tinha até pego uma receita no programa da Vivi, aí minha prima me ligou informando que a cunhada dela era "expert" no assunto e se ofereceu para fazer os bolinhos para mim, eu tava doida para testar a receita, mas como também estava enrolada com os preparativos e cansada porque o níver do maridão foi um dia antes, eu aceitei, e não me arrependi, ficaram deliciosos e ela ainda colocou um recheio de morango delicioso, só pedi então para que ela deixasse para eu confeitar, porque estava doida para trabalhar com a pasta americana que eu tinha comprado...

Como na feijoada eu só posso listar os ingredientes, depois eu peço para ela me passar a receita direitinho e eu posto aqui para vocês:

  • manteiga
  • farinha de trigo 
  • açúcar
  • leite
  • fermento
  • ovos
Para o recheio ela usou 1 caixinha de morangos, 1 lata de leite condensado e 1 caixinha de creme de leite


Gente essa foi a receita que minha amiga usou nesses cupcakes:


Massa: 125 g de manteiga/ 125 g de açúcar/ 95 g de ovo (aproximadamente 2 unidades)/ 70 ml de leite/ 125 g de farinha de trigo/  6 g de fermento químico (multiplicamos os ingredientes por 6 renderam 30 bolinhos)


Modo de preparo: Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme clarinho e homogêneo. Adicione os ovos e bata bem. Adicione o leite, a farinha  misturados com o fermento. Bata mais um pouco até ficar homogêneo. Coloque a massa num saco de confeitar e distribua a massa nas forminhas amanteigadas. Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos. Deixe esfriar e abra o centro com um cortador pequeno colocando o recheio de morango cobrindo com a “tampa” que foi retirada de massa. Passe uma fina camada de manteiga e decore com pasta americana utilizando glacê real se desejar. (eu utilizei o doce de leite para colar a pasta)


A receita de cupcake , que eu ia fazer era essa, e ainda fiquei toda boba, porque a Vivi leu meu email nesse dia!



Confeitando os cupcakes

   Eu salpiquei a tábua com um pouco de açúcar de confeiteiro, abri a pasta americana com um rolo e cortei com a boca de um copo desses americanos círculos para tampar o bolinho, se você tiver um molde é melhor... rs rs

   Comprei esta pasta americana pronta em uma casa de festas,e é muito boa, parece uma massinha fácil de manusear e gostosa, tem um sabor puxado para o limão

    Para colar os círculos de massa, eu fiz doce de leite, para quem não sabe fazer, é só colocar a lata de leite condensado FECHADA na panela de pressão de 20 a 30 min. (Atenção, se o rótulo da lata for de papel, retire antes de colocar na panela, pois o papel pode dissolver entupir a válvula e causar um acidente)

   Passei o doce em cima do bolinho coloquei o círculo de massa, minha comprou esses mini tercinhos, chamados de dezena e eu comprei este suporte de fotos e recados de plástico para segurar a lembrancinha com foto que fiz do meu filhote, para quem não sabe também tenho um bog de convites, cartões e lembrancinhas, o T&T Criações... (Olha o jabá!)

  Para não ficar tudo a mesma coisa eu inventei esse outro modelinho, achamos esse molde de pombinha na casa de festa e logo me deu um estalo, então abri a massa novamente moldei as pombinhas

Passei o doce de leite, colei a pombinha

Coloquei em um recipiente fundo

   Joguei confeitos de bolinhas prata, que inicialmente tinha comprado para montar um tercinho, como vi no blog Fofcakes no cupcake com a massa em círculo, mas além de dar muito trabalho eu não sabia fazer aquela géleinha transparente para colar as boinhas... Depois de jogar as bolinhas é só tirar o excesso e voilà!

Ficou tão lindo! :)

      Para enfeitar a mesa eu queria fazer vários tipos de docinhos brancos, mas como eu me enrolei, e a pessoa que ia fazer para mim não fez, não foi possível, então pedi minha tia e madrinha do meu baby, me ensinar a fazer beijinho e fiquei boba em como é fácil, só não deu para tirar foto do passo a passo, porque o celular acabou a bateria e eu tava na casa dela sem o carregador...

Beijinhos Deliciosos
Vamos comprar!
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 pacotes de coco ralado (200g)
  • 1 colher de sopa rasa de margaria
Mexendo o doce:

   Aí é só colocar tudo na panela, e mexer, mexer, mexer... Essa é a pior parte, até da o ponto do doce, que é descolando da panela, ou seja você tem que dar uma viradinha na panela e o doce soltar mostrando o fundo dela limpinho, depois é só passar para um prato, esperar esfriar, enrolar e passar no açúcar granulado... E o resultado:


Colocamos confeitos prata (bolinha grande) no lugar do cravo tradicional

Ficou tudo muito lindo e gostoso


     Graças a Deus o batizado do meu filhote aconteceu e deu tudo certo, mas eu tenho que contar como foi aquele meu dia, primeiro eu me enrolei no dia anterior e não deu tempo de fazer minha unha e nem meu cabelo, aí quando eu estava arrumando o meu filho não lembrava onde tinha colocado a meia nova que a madrinha tinha dado junto com a roupa, eu tirei a roupa guardei e a meia ficou dentro do saco e eu quase joguei fora, quando eu achei a bendita, já atrasada, meu marido lembrou de um papel que ele achava que iria precisar para o batismo, fiquei procurando o papel e também não achava de jeito nenhum, quando achei, já estava mais que atrasada e fui me maquiar, passei o rímel pela primeira vez que meu marido tinha comprado para mim e borrei meu olho todo no nervosismo, quando fui tirar, descobrir que era a prova d'água, chorei porque já estava me sentindo uma bruxa, agora com os olhos todos pretos tava uma completa, chamei a vizinha perguntando se tinha removedor, eu não tinha e ela também não... Graças a Deus lembrei que vi ou li em algum lugar que saia com hidratante (fica a dica), e ainda bem que saiu... Então saímos correndo e atrasados...
    No meio do caminho o sapato que eu tinha comprado que era novo, começou a comer meu pé que fez uma bolha "em carne viva" (e o sapato estava com defeito, depois troquei por outro com o mesmo número e ficou perfeito), chegando lá não precisamos do papel que eu me atrasei procurando, até meu filho que é super tranquilo ficou inquieto a celebração toda e eu tive que ficar com ele em pé quase todo o tempo, porque o danadinho não queria ficar no meu colo sentado, olhei para o fundo da igreja e percebi que meus pais que moram em uma cidade distante da minha não haviam chegado... Então fiquei a cerimônia toda com cara de cachorro abandonado olhando para trás esperando eles chegarem... Até com a minha sogra que eu costumo me dar super bem me desentendi... Terminando a cerimônia que foi muito linda e abençoada tirando esses por menores, fomos para o bolinho e deu tudo certo os meus pais já estavam lá pois se atrasaram demais e cientes que perderiam a cerimônia foram direto para casa da Tia do meu marido onde foi o bolo... 
     Na correria eu quase não comi o bolo de abacaxi delicioso que a madrinha fez, então pedi um pedaço para levar para casa e comer depois, e para finalizar o dia com chave de ouro, quando cheguei em casa deixei o bolo na minha mesinha de centro na sala e fui pegar um copo de água na cozinha, deixei o copo cair no chão e molhou a minha cozinha toda e quando cheguei na sala o cachorro tinha comido o bolo todo...
    Mas eu tirei uma lição boa de toda essa história, em celebrações como essa, principalmente a gente que é católico fica se preocupando com coisas desnecessárias e esquece do verdadeiro sentido e valor que essas celebrações e de uma coisa eu tenho certeza esse dia já foi especial pelo batismo do meu filho e Deus colocou todas essas coisas no meu caminho, para que eu nunca esquecesse dele... ;)

2 comentários:

× Fique a vontade para comentar, mas seja sempre educado (a)!
× Em caso de dúvidas, deixe aqui sua pergunta.
× Comentários irrelevantes não serão aceitos.
× Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Postagens recentes: