2leep.com

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Tirinhas inteligentes para refletir!

     Desde pequena eu sempre fui apaixonada por quadrinhos, de Turma da Mônica a mangá, tirinhas, charges e caricaturas, meu pai sempre comprou jornal EXTRA por causa das promoções de juntar selinho e trocar por alguma bugiganga, é quase como um Mc lanche feliz para ele, porque raramente eu via ele lendo, ele só queria o brinde mesmo, até que da última vez me rendeu um jogo de copos lindos dos pontos turísticos do Rio e várias enciclopédias... rs rs     
    Enfim, quando era criança tinha uma pastinha onde eu cortava e colocava todas as charges e tirinhas que eu achava em livros e jornais velhos e todo trabalho de escola que eu fazia eu colocava uma charge:

Essa eu fiz copiando e montando umas charges do Leonardo, para um trabalho de Geografia em 2003, eu estava no 1º ano

 Essa foi uma caricatura que eu fiz da turma no mesmo ano, foi até para o jornalzinho da escola... E todos professores e colegas diziam: 
- Nossa, você leva jeito deveria fazer Arte... e coisa e tal
   
    Então seguindo os conselhos fui fazer a faculdade de Arte, e levei um banho de água fria, descobri que esse artistas, considerados comerciais, são meio descriminados no mundo da arte hoje em dia, está muito em alta obras e artistas "loucos" que a grande maioria não entende, ou pelo menos foi assim que aprendi na faculdade que cursei, mas como já diria Kandinsky, “a obra de arte é filha do seu tempo”, e julgando pelo tempo em que vivemos é de se compreender... Tem até umas tirinhas de um blog famoso que fazem muito sucesso atualmente que seguem essa teoria de Kandinsky e que eu particularmente não acho legal... Sendo assim o mais perto  que eu consegui chegar dessa área na faculdade foi nas aulas de Laboratório de artes Visuais, onde criamos um storyboard para um filminho no movie maker, que é até de onde tirei a caricatura do meu marido para o banner do blog, aliás o professor dessa aula era o professor mais normal que eu tinha na Facu.. rs rs
Essa ilustração foi feita através de um conto de jornal que ele deu...

  Bem, meus planos de se tornar uma cartunista foram por água a baixo, mas a paixão pelos mangás, charges e tirinhas e a mania de guardá-las não foram juntos, só que agora eu guardo virtualmente, então segue algumas de cartunistas que eu gosto direto do meu arquivo de antes de ter um blog:


























Para quem é professor, algumas delas são até legais para usar em avaliações...

12 comentários:

  1. Pô! Com esse monte de imagens pesadas, levou quase um século para abrir a página.

    ResponderExcluir
  2. Foi mal.. É que tem imagem "scaniada" e eu esqueci de reduzir...

    ResponderExcluir
  3. Aqui demoro pra carregar tb... eu contei foi 30 milésimos! Cara usa PC da xuxa e net Discada e quer reclamar! Show as tiras!

    ResponderExcluir
  4. Fazendo foco à desigualdade social e complementando o post: quem mandou sua internet não ser rápida como a minha? rsrsrsrs As imagens não estão muito pesadas, elas abrem rápido, mas às vezes o fluxo de dados da internet dá uma travada - coisas normais quando se têm muitas abas abertas no navegador.

    As tirinhas mais inteligentes são as mais socialistas, são as tirinhas que envolvem um ar maior de intelectualidade, diferente das tirinhas feitas para as massas, onde há uma linguagem direta e menos "interessante" para um acadêmico, por exemplo. Eu sempre digo: socialismo é uma utopia intelectual, onde só os "sábios" aspiram o fim das mazelas sociais; aliás, a massa odeia qualquer tipo de "igualdade", simplesmente pela vulnerabilidade midiática que as massas possuem, faço ênfase à massa mais pobre e à classe média (aquela que pensa ser rica, que quer ser rica).

    ResponderExcluir
  5. adorei as tirinhas.. feito pra pensar mesmo! principalmente a ultima

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que vc não virou cartunista, seus desenhos são infantis....

    ResponderExcluir
  7. Eu não ligo de parecerem infantis não, já vi muita criança dando show em desenho de adulto além do que, críticas são sempre bem vindas e construtivas... ;)

    ResponderExcluir
  8. Tenho mais algumas assim arquivadas para postar... Pode deixar que na próxima alivio o peso... :)

    ResponderExcluir
  9. Nao sou academica,mas eu gosto desse tipo de tirinha que envolve questoes sociais elas fazem a gente refletir na nossa sociedade,nesse processo de estratificaçao onde uns tem mais e outros nada,abc

    ResponderExcluir
  10. BOM DEMAIS! INTELIGENTE, BEM HUMORADO, SEI LÁ MAIS O QUÊ, MAS SEI QUE ADOREI!

    ResponderExcluir

× Fique a vontade para comentar, mas seja sempre educado (a)!
× Em caso de dúvidas, deixe aqui sua pergunta.
× Comentários irrelevantes não serão aceitos.
× Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Postagens recentes: