2leep.com

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Papo de Responsa: A polícia como você nunca viu!


    Eu, como educadora tive a oportunidade de assistir o Papo de Responsa, que se trata de uma "palestra", desculpe, um "papo" ministrado por integrantes da polícia civil do estado do RJ, e realmente foi um papo gratificante e renovador de esperanças, se assim posso dizer... Por indas e vindas do destino eu trabalho e moro em duas cidades tranquilas; Areal e Petrópolis respectivamente, apesar da casa do meu vizinho de cima ter sido assaltada hoje, justamente quando estava com a idéia do post (irônico)... 
Eu no meio da foto e da palestra... Foto tirada pelo Papo
    Enfim, nem sempre residi em cidades tranquilas, pois nasci e morei até os 23 anos na região da Baixada Fluminense do RJ, mas precisamente entre São João de Meriti, Caxias e Belford Roxo, onde meus pais possuem residência até hoje, lugares com um índice de violência bem maior de onde vivo atualmente, e nesses lugares, aprendi infelizmente que polícia e bandido eram basicamente a mesma coisa, que também por dedução da própria se você mora em lugar perigoso, provavelmente também é pergigoso, principalmente se você tivesse um carro... "Blitz" e dinheiro para a cervejinha eram certos estando os documentos em dia ou não, papai já dizia: Na dúvida entre polícia ou ladrão, é melhor correr dois dois... Lembro até de um fato de uma amiga minha da Faculdade contando desesperadamente que o noivo iria fazer prova para a polícia influenciado pela febre da Tropa de Elite e os "Facas na caveira", o que estava à deixando em um grande dilema: Ficar solteira ou viúva?
    Mas, para tudo! Tem alguma coisa errada aí: Correr da polícia sem ser ladrão! Temer por um parente ou amado seguir essa profissão tão duvidosa e perigosa! E foi para isso que esse papo nos chamou a atenção, O ESTRANHAMENTO, tem alguma coisa errada aí, a polícia está aqui para nos proteger e auxiliar e não para repreender sem necessidade... E os nossos jovens tentados ao caminho das drogas e armas, podem ver a polícia como uma mão amiga para sair desse poço sem fundo ou essa mão será aquela que vai cortar a corda e enterrá-los dentro dele?
   Bem, posso dizer que com esse pequeno grupo de "estranhos" renovaram as minhas esperanças de um futuro melhor baseado na educação e honestidade e me fizeram voltar a estranhar muitas coisas que andam erradas por aí, principalmente na educação, pois como ele mesmo disse: "Não há um futuro bom, que não passe pela educação" e eu completo, sem educação não há futuro.

   As palestras são destinadas a jovens e educadores, recomendo a todos diretores e professores, que estão precisando de uma motivação e uma dose de esperança dentro de suas escolas e comunidades. E caso você não goste do papo, fica com um book completo, pois eles adoram tirar fotos do público... rs rs


  Não sei se essa frase já é de alguém, mas meu amigo também professor Josimar disse ela no dia em que estavámos voltando para casa do papo, que eu acho que se encaixa bem aqui: 
"Somos apenas um gota, mas o que seria dos oceanos se não fossem as gotas"


  Esse vídeo que também vi em uma outra palestra, reforça bem essa frase... Vale a pena assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

× Fique a vontade para comentar, mas seja sempre educado (a)!
× Em caso de dúvidas, deixe aqui sua pergunta.
× Comentários irrelevantes não serão aceitos.
× Os comentários serão respondidos aqui mesmo.

Postagens recentes: